terça-feira, 22 de abril de 2014

Do rancor ao Perdão


Como conseguimos chegar até aí? O que temos que fazer para perdoar uma pessoa que lhe causou algum mal? Porque é importante liberar o perdão?  Quais são os efeitos do perdão em nossas vidas?
Pessoal..., como sempre falo: não sou uma psicóloga, ou uma escritora. Sou simplesmente uma pessoa que precisa perdoar para poder seguir enfrente. Quero compartilhar com vcs que esses últimos anos passaram tantas coisas em minha vida que definitivamente me surpreenderam. Sim, fiquei muito triste! Chorei! Reclamei! Mas depois compreendi o porquê das coisas.
Magoa e ressentimento de acordo com a minha concepção são sentimentos que nos acompanharão  por toda a nossa  vida. São sentimentos inerentes ao homem, assim como vários outros. Tais como: a inveja, o ciúme (que também é um tipo de inveja), a mentira etc. Não é nada fácil livra-nos deles, mas é possível quando vc compreende a importância de não cultivá-los em nossos corações, porque ao cultivá-los geram em nossas vidas muitas enfermidades que complicarão o nosso bem estar e a nossa paz interior.
Esses sentimentos normalmente são gerados por uma dor: a dor da traição, da mentira, da falsidade, da falta de agradecimento e dentre tantas coisas que se eu for citar não caberia aqui. Em suma, Costumo dizer que são lixos que de alguma maneira alguém coloca em nossos corações. A magoa vem primeiro e logo atrás dela vem o ressentimento e não tarda muito para nós ficarmos RE-SENTINDO  uma e outra vez o mesmo sentimento..., Revivendo  a mesma dor por estarmos constantemente lembrando da ofensa.  Isso não é sano para nossa saúde e nem para nosso bem estar, porque influencia diretamente na sua paz interior. Então Não permitam que tirem a sua paz interior! Ninguém pode te ferir sem que vc permita que o faça... Portando isso significa que depende  SOMENTE de vc para que a ofensa converta em uma grande ferida.
Outro fator que eu percebi ao longo de minhas dores é que o tamanho da sua dor/ressentimento é o tamanho do amor  que vc sente pela pessoa que te causou essa dor. Por isso que eu acho tão difícil perdoar ou esquecer a magoa., porque o amor e a referida magoa tem o mesmo peso. Mas aqui não se trata do agressor, mas sim  de VOCE.
Muitas vezes pensei que existem ofensas que não são passivas de perdão..., Definitivamente sim! Por isso eu sempre pedi a ajuda a DEUS. Te aconselho a fazer o mesmo. Porque  só com ajuda dele é possível perdoar, até mesmo o humanamente imperdoável.
 Jesus em vários versículos da Bíblia menciona o perdão, até mesmo na oração do PAI NOSSO. “... Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido".  Em  esse momento, Jesus sabia o tanto que era difícil perdoar a quem nos ofendem e  perdoar aos nossos  inimigos! Em nenhum momento na Biblia ele menciona - "Perdoam aos amigos" mas sim os INIMIGOS!
Quando Pedro pergunta a Jesus a respeito de quantas vezes  devemos perdoar?  Jesus responde: "Até setenta vezes sete". Indicando com sua resposta que para o perdão não tem limites.
Outro ato de perdão de Jesus,  foi quando os fariseus e seus escribas estavam acusando a uma mulher que foi surpreendida em adultério. Jesus automaticamente a perdoa e pede para ela não pecar novamente...,  Muitos deficientes e pessoas enfermas buscavam Jesus  para serem curadas, mas antes da realização da CURA ele PERDOAVA primeiro os seus pecados... Então diante de tanto perdão porque não copiar o modelo de perdão de Jesus Cristo?!  Vcs se lembram daquela passagem da Bíblia de quando Pedro negou a Jesus por 3 vezes? Apesar de que ele foi advertido, Jesus o perdoou e não só o perdoou, mas como devolve a ele  a sua total confiança deixando-o a frente da Igreja...,  por fim  vem a parte que todos nós seres humanos conhecemos e que até hoje  me faz chorar:  Por enúmeras vezes em seu momento culminante do perdão, quando ele está sendo “crucificado”  ele eleva sua oração para aqueles que estão martirizando-o  dizendo assim: “PAI PERDÓA-LHES, POIS NÃO SABEM O QUE FAZEM”
Há tantas passagens na bíblia que mencionam a respeito do perdão. Será mesmo que Jesus não sabia da dificuldade para se perdoar? Será que Jesus encarava o perdão como um  simples ato?  Se pensarmos assim, porque será que ele, pois na oração do Pai Nosso? (SALVO ENGANO) Essa é a única oração deixada realmente por ele, no qual devemos orar todos os dias antes de cada refeição, ao sair de casa, ir ao trabalho e etc, etc, etc ... Claro! Jesus sabia sim...! E muito...! Da dificuldade de liberar o perdão, porque só ele conhecia a dureza dos nossos corações! Por isso várias vezes  quando ele estava aqui na terra o fez, para servir-nos de exemplo porque ele é o nosso modelo de perfeição  a seguir.
Para Perdoar precisa ser antes de tudo realista. O perdão vem equipado com a dureza  do realismo. Devemos ser corajosos e não ter medo de encarar (de frente)  o horror da injustiça, da maldade do que fomos objeto e jamais distorce-la da realidade, ou fazer-nos de vítima da situação..., É simplesmente ver o mal com os nossos próprios olhos - frente a frente dando  NOME E SOBRENOME para ele ou  para ela! Sempre digo  que só as pessoas realistas costumam a perdoar ou tem mais facilidade para o mesmo.
Para perdoar temos que ser fortes e todos os seres humanos temos  essa fortaleza dentro de nós. PERDOAR é um ato de decisão, e todos nós que possuímos faculdades mentais temos a capacidade de tomar uma decisão .... Quando decidimos perdoar  liberamos o outro da divida moral contraída pela ofensa. Temos que sermos firmes para manter essa decisão no decorrer de nossas vidas sem dá marcha ré, conduzidas muitas vezes por  nossas grandiosas imaginações a respeito da ofensa.
 Vale ressaltar que PERDOAR não produz automaticamente a cauterização da dor, nem a desaparição da sua memoria, porque cada vez que vc se lembrar da ofensa, vc ficará com vontade de não perdoar e perdoar nesse caso é bom não para o agressor, porque em sua maioria eles não estao sofrendo e muito menos  eles não pararao as  vidas deles só porque vc segue sofrendo com essa merda que eles colocaram no seu coração... O  maior lucro do perdão, quem recebe é somente vc porque paulatinamente  vc se livra da dor. Livra do RE-SENTIR uma e outra vez essa mesma dor.
Quando perdoamos nos livramos da escravidão produzida pelo ódio e  pelo o ressentimento, retornando assim a felicidade que havíamos bloqueados.
Devemos ter em mente que quando sentimentos ressentimentos contra outra pessoa, depositamos nossa felicidade nas mãos  delas, impedindo  de sermos felizes em todos os momentos de nossas vidas. Por isso que eu aconselho a perdoar para que vc possa recuperar o seu bem estar mental , sua paz interior e claro a sua felicidade que a muito tempo estava bloqueada por essa dor...,
 O ressentimento não é só responsável pela magoa, mas pela total  DOR e tristeza que nós sentimos  quando  realmente negamos o perdão... Consequentemente nossos corações se cerram e sua dureza torna um coração impermeável ao amor, a felicidade e a misericórdia, impedindo-nos de ver a beleza que existem nas coisas criado por  DEUS.
O maior antídoto do ressentimento/magoa é o AMOR, porque só quem ama é capaz de perdoar e a medida que perdoamos o ressentimento desaparece retomando a paz e a felicidade.
 Portanto digo que somente o PERDAO é o caminho para a liberdade interior que nos permite a olhar a vida POSITIVAMENTE e caminhar para realizações de suas ideias e sonhos. Perdoar é a manifestação mais alta do AMOR... É o que, mas transforma os corações humanos. Cada vez que perdoamos se opera em nós uma verdadeira metamorfose em nível que eu chego a dizer que nada nos assemelha mais a Deus, e a Jesús Cristo como o ato e a  disposicao de PERDOAR 
Se o ressentimento é o principal INIMIGO para as relações, tais como: Matrimoniais, de amizade, de família etc, o PERDAO é o seu verdadeiro AMIGO porque ele permite retomar o tesouro da amizade e recuperar o amor que havia perdido ou bloqueado. É muito doloroso perder um amigo, um marido ou um irmão, pela simples besteira de não "possuir" Opis (todos possuem a  capacidade de perdoar), mas algunas pessoas  na veradade nao conseguem usar essa capacidade para perdoar uma ofensa. O Perdão mantem Vivo o AMOR e renova uma amizade, um casamento, uma relação com algum familiar que foi perdido por uma ofensa...
Se for preciso, devemos  perdoar varias vezes  a mesma pessoa. Geralmente as pessoas que mais vamos  PERDOAR  são as que MAIS  amamos.   
Porque escrevi tudo isso? Nunca fui uma pessoa de perdoar. Sempre dizia: Não me faz algum mal..., porque não  consigo perdoar! Como tenho tragado as minhas próprias  palavras aqui no México. Como sou diferente dessa gente!  Como cada vez "nós" (observe que eu escrevi “NÓS”) os seres humanos estamos: mais frios, mais calculistas, invejosos, hipócritas, capazes de acender UMA VELA PARA DEUS E  AO MESMO TEMPO ACENDER OUTRA  PARA DIABO.  Como tenho sofrido com essa frieza nos corações das pessoas que se relacionam comigo..., Cheguei a odiar os seres humanos por serem falsos!!! Mas compreendi que eles só estão cumprindo as profecias Bíblica  e se eu seguisse com esse ódio no meu coração eu ia cumprir também com as profecias Bíblica e isso eu não quero de jeito nenhum!
Ainda não consigo perdoar, mas pelo menos já compreendi a sua importância... Quero perdoar NÃO PORQUE A PESSOA VALE A PENA, OU PORQUE ELA SEJA BOA! mas porque tenho que viver em paz comigo mesma. Viver com a mesma  tranquilidade que eu tinha antes....
Oohh senhor quero muito sacar essa dor que colocaram em meu coração e sei que é preciso perdoar para curar as feridas. Peço a tua ajuda. Peço  humildemente a que o sr me mostre o caminho do perdão. Quero seguir seus passos Sr Jesus..., perdoando para que assim outros possam me perdoar também... Ensina-me a ser um modelo a ser seguido, assim como o sr foi! Liberte-me de todas essas pessoas que me fazerem mal, não porque elas são boas, mas porque eu preciso viver em paz.
Amém!   
 
 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário